Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 13 de julho de 2011

As Músicas

Por Moacyr Luz


Às vezes recebo por esses correios da vida, pombos chipados em docs ou mpegs, a ansiedade de novos autores e seus repertórios anônimos, dificuldades de uma vida autoral.
Fiz com o meu querido Sereno a música “Vida de Minha Via” em 2006. Nosso mestre Zeca Pagodinho a incluiu no disco lançado em setembro de 2010.


Conheci nossa madrinha Beth Carvalho em 1984. Nosso convívio tornou-se diário, idas ao Cacique de Ramos, festas glamorosas em Mangueira e inúmeras amizades especiais construídas por esse tempo.


Enfim, meu primeiro registro entre seus discos só aconteceu em 1989, com “Saudades da Guanabara”.
Minha parceria com Aldir Blanc é um marco na minha vida pessoal e profissional. Pelas contas do site Memória Musical, tenho umas oitenta músicas da dupla, gravadas.


A grande maioria, nunca ouvi no rádio, num assovio de rua, num batuque de butiquim. São momentos de grande ansiedade, sim.


“Feito o Mar” é uma canção gravada lindamente pela madrinha no LP Intérprete, 1990.
“Instante Eterno”, do trio Moa, Aldir & Ivan Lins, foi tema da novela Porto dos Milagres, 2005.
A maravilhosa Fátima Guedes em seu disco de 1993, interpretou “Restos de um Naufrágio”, uma das minhas canções favoritas.


Posso incluir pra explicar depois, “Queimada” gravação Cristina Santos, “Mandingueiro” por Leni Andrade, “A Cereja e o Vermute”, Nana Caymmi, entre dezenas de arranjos belíssimos, vozes únicas, mas perdidas no silêncio do rádio, no tubo, no plasma, desconectadas.


Se existe uma justificativa. 
Compor é um privilégio. Quem escuta primeiro é a sua alma.
Isso já basta.


Pra fechar. Em 1990, parceria a pleno vapor, fizemos “Remanso”: - Que Maravilha! Pensamos alto.
O riso escancarado só foi acontecer em 2009. Vinte anos depois, nossa diva Maria Bethânia inclui a toada no CD “TUA”.


Como diria o poeta do morro de São Carlos, “…é a vida e é bonita, é bonita, é bonita…”

http://youpode.com.br/blog/blogdomoa/

Nenhum comentário: