Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cilada.com

por Mark dropped the coin Olive

Ontem estive num "shopping center" para assistir um filme. Para quem nunca visitou um, identifica-se  rapidamente pois ao adentrarmos no recinto encontramos placas de SALE, OFF e, principalmente pelos nomes das lojas, quase todas num idioma que você não conhece. Agora, longe de mim querer proibir este idioma de Shopping. Já teve um deputado que quis proibir por lei, não conseguiu, nem vai conseguir pois, a língua é dinâmica,  aberta e.... triste sina, hoje ele anda em companhias ruralistas defendendo mudanças no código florestal.
Eu gosto de Shopping porque parece um navio. Desses de cruzeiro, imenso, com lojas, restaurantes, cinemas, bares. É uma viagem. E como nunca fiz um cruzeiro ir ao shopping sublima meu desejo.

Mas vamos ao que interessa que é o filme.

Férias, filas imensas nas bilheterias. Meninos e meninas de montão. Além do mais nas terças e quartas o preço é só US$ 7,74. As opções eram (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2), (Transformers: Dark of The Moon), (Winnie the Pooh), (Cars 2), (Kung Fu Panda: The Kaboom of the Doom) e tinha um chamado Cilada.com (http://www.ciladaofilme.com.br/) achei que era o mais moderno pois tinha a ver com internet, e este foi o meu escolhido.  Devo informar que não comprei aquele balde cheio de pipoca mas muitos(as) o fizeram.

Logo no início do filme, um susto. Era um filme em uma lingua estranha, e o pior, sem legenda. Recuperado vi que a língua era o português e que eu entendia tudo o que os(as) artistas diziam. Melhor ainda, mesmo sendo em português o filme em nada ficava a dever aos legendados. E convenhamos, estes são 90-95% do que se mostra nos cinemas.

Aí começou a cair a ficha (sou deste tempo). Quando a ficha cai é doloroso. Comecei a ver coisas que não via antes. E óbvio que o cilada.com parecia um filme estrangeiro, pois me parece que 95% dos filmes que se vê nos cinemas vem de uma unica fábrica - Hollywood, um único país e uma única lingua, o inglês. E o pior, o povo "não diferenciado" que frequenta os shoppings e que deveria saber inglês, lê as legendas. ha ha ha.

Inicio aqui uma campanha "Em Shopping Center ( onde sale e off tudo) os filmes deveriam ser originais, nada de intermediários(as legendas).


Vá ver o Cilada.com, é uma boa comédia romântica. Boa trilha sonora, boa fotografia, bons atores e boas atrizes. Muito melhor que a imensa maioria que vem da indústria monopolista da costa oeste.
E tem mais, algumas cenas lembram os legendados - a do protagonista com um amigo conversando no "teto sacada" de um edifício, o bar excessivamente americano, a televisão no bar com o protagonista vendo uma notícia a seu respeito.
Mas nada é perfeito. E num mar de legendados é sempre bom ver um filme brasileiro.

Nenhum comentário: