Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Benfica sem Luxo da Aldeia?

Por Alan Santiago
A rua Padre Francisco Pinto, no bairro Benfica, não será mais abrigo para as folias do já tradicional bloco Luxo da Aldeia, que anima as sextas-feiras do pré-carnaval fortalezense há sete anos – seis dos quais nessa mesma rua.
Um desvio de trânsito, feito pela AMC em novembro do ano passado, obriga os motoristas que quiserem chegar à avenida Eduardo Girão a passar pela Padre Francisco Pinto e dobrar, em seguida, na rua Júlio César, o que inviabiliza a intensa movimentação de pessoas nos dias de festa. A alteração do tráfego se deve à construção de um viaduto que integra obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A expectativa da Prefeitura é que tudo esteja pronto até junho. Oficialmente, a AMC diz que não há possibilidade de alteração desse desvio em função do pré-carnaval.

Foto |Ethi Arcanjo
Até agora, segundo o guitarrista e violonista do bloco, Mateus Perdigão, não foi encontrada uma saída para o problema. As inscrições para os editais da Prefeitura que financiam projetos do ciclo carnavalesco se encerram na próxima segunda-feira, 6. Caso queira participar, o bloco precisa mandar uma proposta à Prefeitura já com lugar onde pretende fazer sua apresentação. Segundo Mateus, as mudanças no trânsito pouco tempo antes do lançamento do edital dificultaram a articulação do bloco. 
Alternativas
Em conversa informal com representantes da Secultfor, o bloco propôs levar o show a lugares tradicionais do bairro. Mas há dificuldades por conta dos cortejos de outros blocos e de outros eventos no mesmo horário. Outro espaço cogitado para receber o bloco foi o Estoril, na Praia de Iracema. A Regional II, responsável pelo bairro negou a proposta alegando não ter condição logística de coordenar dois grandes eventos de carnaval em dias seguidos, uma vez que já há programação prevista para o sábado.

Diante desse cenário, o grupo está estudando duas alternativas. A primeira nas ruas que margeiam o prédio da antiga Cobal, perto à avenida Eduardo Girão. E a segunda no Centro. Segundo Alênio Carlos, da Secultfor, um comitê gestor que reúne órgãos ligados à organização do carnaval – como AMC, Seuma e Regionais – tem se reunido para discutir questões sobre o tema. Hoje, às 9 horas, um encontro deve acontecer para discutir o caso. “A ideia é que o quanto antes o Luxo tenha sinalização (do comitê) para que quando for se inscrever tenha orientação”, pontua ele.
Através da assessoria, a Secultfor afirma que ainda espera receber todas as propostas dos blocos para emitir parecer sobre a localização deles. A programação definitiva deve ser divulgada no próximo dia 15 de janeiro.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/01/03/noticiasjornalvidaearte,3185085/benfica-sem-luxo-da-aldeia.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Amigo Mateus, acho que o Luxo da Aldeia já faz parte tradicional do Benfica (Especificamente na Gentilândia). Por tanto, gostaria de sugerir a rua Redenção, é muito agradável aquela ladeira, que me lembra a minha cidade natal Olinda. Um grande abraço.

Charles Wellington

Anônimo disse...

Caro Amigo Mateus, acho que o Luxo da Aldeia já faz parte tradicional do Benfica (Especificamente na Gentilândia). Por tanto, gostaria de sugerir a rua Redenção, é muito agradável aquela ladeira, que me lembra a minha cidade natal Olinda. Um grande abraço.

Charles Wellington