Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Um auxílio luxuoso para o Luxo da Aldeia

Por Marcos Sampaio

A fila que se formou na frente do Kukukaya na tarde do último sábado, 18, era digna de grandes atrações. Foram cercas de 1.500 ingressos vendidos, mas ainda não deu pra quem quis e muita gente teve que voltar decepcionado para casa. “Passei mais de duas horas na porta até conseguir um ingresso”, disse a engenheira eletricista Gorete Veras.

A razão de tanta agitação foi a festa do bloco carnavalesco Luxo da Aldeia. Com sete anos de história, eles fazem um repertório dedicado exclusivamente aos compositores cearenses e que passeia por épocas diversas, apresentando canções que vão de Lauro Maia a Isaac Cândido e Marcus Dias. Se a seleção já é conhecida de quem frequenta as apresentações do bloco – durante o Pré-Carnaval, no Benfica –, a do último sábado teve um presente a mais: as presenças de Fausto Nilo e Moraes Moreira.

A participação do baiano foi justificada pelas muitas parcerias com Fausto, boa parte delas clássicos de Carnaval. Embora fosse grande a expectativa do público para ver Moraes Moreira, o Luxo da Aldeia fez a diferença com uma apresentação cheia de energia e informalidade. O público respondia com balões coloridos e acompanhando tudo na voz. “Zanzibar”, “Bloco da solidão”, “Carneiro” e “Pedras que cantam” foram algumas das músicas mais entusiasmadas.

Moraes no palco com o Luxo da Aldeia: os jovens músicos do bloco não conseguiram esconder a emoção de dividir o palco com Fausto Nilo e com o compositor baiano
Foto - Rodrigo Patrocínio
Já passava das três horas de show quando Moraes Moreira subiu ao palco. Apenas com seu violão, apresentou uma parceria inédita com Fausto Nilo, que discorria sobre a pluralidade da música brasileira, e ainda aproveitou para desvendar alguns segredos da composição. Em seguida, foi o próprio Fausto quem subiu, junto com o guitarrista Cristiano Pinho, para promover um encontro histórico. Juntos, eles apresentaram clássicos como “Meninas do Brasil” e “Pedaço de canção”.
Mesmo freando na animação, o público ficou atento ao encontro dos dois. O cearense foi recebido com muitas palmas. Em seguida, Fausto saiu do palco e chamou o Luxo da Aldeia de volta. Era visível a emoção dos jovens músicos da banda em dividir o palco com Moraes Moreira - o que acabou contagiando ainda mais a plateia. E assim se sucedeu mais uma rodada de frevos, marchas e sambas.

“O Luxo da Aldeia é um sucesso. Sempre que eles fazem show, aqui ou no Benfica, eu vou”, resumiu a psicopedagoga Ana Célia Belchior. Assim como ela, foram centenas os que cantaram, pularam e dançaram ao som da música cearense.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/01/21/noticiasjornalvidaearte,3193950/um-auxilio-luxuoso-para-o-luxo-da-aldeia.shtml#.Ut6RZVd0sBE.facebook

Nenhum comentário: