Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aos amigos(as) do Distrito Federal


Vejam o currículo de dona Weslian. Bom proveito


 
Uma mulher que fez da ação social a sua bandeira política


Weslian Roriz. Esta é a nova candidata da Coligação Esperança Renovada ao Governo do Distrito Federal. Dona Weslian,  como é conhecida, assume a vaga aberta pelo marido, o ex-governador Joaquim Roriz, que decidiu sair da disputa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) não conseguiu decidir sobre a inconstitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Diante a indefinição do Supremo, Roriz, após consultar os partidos aliados, decidiu lançar a candidatura de Dona Weslian, mantendo na chapa como vice-governador o médico Jofran Frejat. Na urna eletrônica, a foto continua sendo a do ex-governador, mas o voto será dado para Dona Weslian, que também herdou o número 20. Conheça um pouco da biografia de Dona Weslian Roriz, a candidata de Joaquim Roriz ao Governo do DF.
Weslian do Perpétuo Socorro Peles Roriz, 67 anos, segundo grau completo, é casada há 50 anos com o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, com quem tem três filhas. Conhecida como Dona Weslian, é católica fervorosa, mãe dedicada à família e cidadã dedicada às causas sociais. Em 14 anos na qualidade de primeira-dama do DF, teve importante papel social na erradicação das favelas que existiam em Brasília na década de 80, levando ajuda humanitária às famílias de baixa renda removidas das invasões e assentadas nas nove cidades criadas por Roriz. Dona Weslian foi também a maior defensora e incentivadora dos programas de promoção social de Roriz, como o “Pão e Leite”, voltado para melhorar a alimentação de alunos da rede pública.
Para dar continuidade ao trabalho social, Dona Weslian fundou em 20 de dezembro de 1999  o Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Integra), associação civil sem fins lucrativos. No Integra, Dona Weslian implantou diversos projetos, entre eles o “Natal de Mãos Dadas”, o “Banco de Doações”, o “Dentista Amigo, Sorriso Feliz”, a “Sopa da Divina Providência”, o “Minha Sopa” e o “Saúde Integrada e Cidadania Rural”. Criou ainda a Fundação da Casa das Nove Luas, para atender adolescentes grávidas, além de programa de assistência à mulher presidiária e á crianças com câncer.
O trabalho do Integra ganhou repercussão nacional quando Dona Weslian implantou em Brasília um programa inédito no Brasil: o “Cão Guia de Cegos”. Dona Weslian importou o programa do Canadá, trazendo cães das raças Labrador e Golden Retriever. Os cães foram adestrados por soldados do Corpo de Bombeiros do DF, treinados no Canadá. O programa ficou conhecido nacionalmente graças à novela “América”, exibida em 2005 pela Rede Globo, na qual o ator Marcos Frota interpretava o deficiente visual “Jatobá”, que tinha um labrador guia de cego. O animal pertencia ao grupo de cães treinados pelo Corpo de Bombeiros do DF. O programa já atende a cerca de 6 mil deficientes visuais de baixa renda do DF. Atualmente, Dona Weslian está licenciada da presidência do Integra.
Dona Weslian é filiada ao Partido Social Cristão (PSC), a mesma sigla de Roriz. Embora jamais tenha concorrido a cargo eletivo, Dona Weslian foi a principal incentivadora da carreira política de Roriz. Em todas as campanhas eleitorais do marido, sempre o acompanhou em comícios, subiu em palanques, participou de caminhadas e carreatas, circulando por todas as cidades do DF em busca de votos para o marido. Apoiou também a carreira das filhas Jaqueline, deputada distrital e hoje candidata à Câmara Federal, e Liliane, que concorre à Câmara Legislativa. Dona Weslian tem mais uma filha (Wesliane) e quatro netos (Bárbara Maria, Juliano, Rodrigo e Joaquim Neto).
Dona Weslian é uma dos cinco filhos do casal Divina Maria de Oliveira Pelles e Jorge Fidélis Pelles. Ela nasceu em Goiânia e em 1959 foi morar com a família em Luziânia, onde os pais adquiriram terras para criar gado. As terras da família englobavam áreas que hoje correspondem do Núcleo Bandeirante à Asa Norte. O pai de Dona Weslian foi responsável pelo plantio de grama e flores dos jardins do Palácio da Alvorada, tendo sido incentivador da criação do atual Parque das Águas Emendadas.
Dona Weslian e Roriz se conheceram em Luziânia em 1959. Ela tinha 17 anos e ele, 23. O primeiro encontro do casal ocorreu em uma festa de casamento de uma das primas de Roriz. Eles se reencontraram num baile temático, ao qual Dona Weslian trajava roupas típicas do Japão. O namoro começou no baile e para o casamento foi um pulo. Eles se casaram em 29 de julho de 1960. A união dura até hoje.
Agora, com o apoio do marido, Weslian Roriz é candidata a governadora do Distrito Federal.


http://weslian.com.br/weslian-roriz

Nenhum comentário: