Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O site e o jornal

O que é o MeuVoto?

O MeuVoto é uma aplicação que permite a prospectivos eleitores comparar como suas preferências políticas se sobrepõem às posições políticas dos candidatos. Já houve vários experimentos com essas ferramentas, algumas vezes referidas como VAAs (Aplicações de Aconselhamento de Votação), por toda a Europa e Estados Unidos.

 Como funciona?

O mecanismo é simples: antes de uma eleição, os principais candidatos são classificados de acordo com suas posições políticas. Isso pode ser feito por partidos ou por seus representantes, pelos candidatos ou um grupo de pesquisados acadêmicos. Então, usuários da ferramenta preenchem o mesmo questionário e expressam suas preferências. O sistema, portanto, compara as respostas dos partidos/candidatos com aquelas fornecidas pelos usuários. O resultado final é um ranking de partidos ou candidatos baseado no grau de coerência entre partidos/candidatos e o usuário (para mais detalhes técnicos veja como os resultados são calculados).


O problema da aplicação acima "Oriente-se no meio político: descubra a sua afinidade com os candidatos à Presidência" é que o site não explica que se trata só de alguns(mas) candidatos(as), ditas(os) principais. Logo, a comparação das respostas dos(as) candidatos(as) e as fornecidas pelos(as) usuários(as) se dá entre os principais concorrentes, a critério do site. Conforme, matéria de Hébely Rebouças no O Povo - http://migre.me/1cziD - os principais são Dilma, Serra, Marina e Plínio.
Como se vê, as classes executiva e econômica se aplicam também as "ferramentas" universitárias.
 

Nenhum comentário: