Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ministério da Saúde e McDonald’s juntos por “alimentação saudável"


por Jorge Américo - Radioagência NP

Para Conselho de Segurança Alimentar, convênio não obedece a critérios para a promoção de hábitos saudáveis.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) questionou o Ministério da Saúde pela renovação de um convênio com a rede de “fast food” McDonald’s. Os conselheiros avaliam que a parceria não obedeceu a critérios fundamentais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O presidente do Consea, Renato Sérgio Maluf, lembra que é comum a existência de ações conjuntas entre o governo e a iniciativa privada. Ele cita como exemplo de coerência os acordos com fabricantes e fornecedores, no sentido de reduzir a quantidade de sódio nos alimentos. No entanto, Maluf considera contraditória a relação com o McDonald’s.

“Nossa preocupação é de que quando as parcerias forem fechadas, não seja feito uso de uma espécie de chancela do setor público para a atuação de empresas que estão na direção contrária de uma alimentação adequada e saudável, como é o caso das redes de alimentação rápida. E também que esse tipo de parceria não comprometa a função reguladora do Estado”.

No início de junho, a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos encaminhou uma carta ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, condenando a parceria. A organização considerou absurda a vinculação entre programas e imagem do Ministério com a marca, produtos e campanhas publicitárias da empresa.

Na campanha anterior, a toalha de bandeja dos restaurantes – uma das peças publicitárias – exibia dicas de cuidados com a saúde e, no verso, disponibilizava uma lista com o cardápio oferecido pela rede. Os alimentos são de alto teor calórico, com excesso de sal, açúcares e gorduras.

O McDonald´s possui mais de 600 lojas no Brasil e emprega 34 mil funcionários. Os processos trabalhistas contra a empresa já resultaram em indenizações milionárias

http://segalinut.wordpress.com/

Nenhum comentário: