Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sinhá (João Bosco/Chico Buarque)


Por Alfredo Pessoa

É a segunda parceria de Bosco e Chico. Antes apenas o registro de "Mano a Mano" (Chico, 1984). A peculiaridade da canção afro-escravista é que ela é quase toda tocada com três dedos (polegar, indicador e médio) e o escravo que nega ter seduzido Sinhá, para não ser castigado, ao final se entrega e diz que enfeitiçou Sinhá. Chico talvez tenha se inspirado na obra pós-abolição “O Neguinho e a Madame” (Noel Rosa de Oliveira). Como diria Gilberto Freire, em Casa Grande e Senzala (1933), o mestiço é o melhor, embora Chico não tenha chegado no fruto do amor entre o escravo e a Sinhá.

P.S. Veja João Bosco executando esta música e Chico cantando em www.chicobastidores.com.br



Sinhá (João Bosco-Chico Buarque)


Cm* Fm6* Bm(5M) Cm* Fm6*
Bm(5M) Cm(5M) Cm* Fm6* Bm(5M)
Cm* Cm*/A C#* G7* Cm*
Bb6* D7*/A Fm6*/Ab G7* Cm*

                                       Fm6*        Cm*
Se a dona se banhou. Eu não estava lá
D7*/A          Gm7*       D7*/A    Bm(5M)
Por Deus Nosso Senhor. Eu não olhei Sinhá
                    Cm* Fm6*              Cm*
Estava lá na roça. Sou de olhar ninguém
     D7*/A        Gm*/Bb D7*/A      Bm(5M)
Não tenho mais cobiça. Nem enxergo bem
                                  Ab6*                  G7* Cm*
Para que me pôr no tronco. Para que me aleijar
                     Gm7*                 C* Fm6*
Eu juro a vosmecê. Que nunca vi Sinhá
                          Bb4(7)*/F           Bb7* Cm/D#
Por que me faz tão mal . Com olhos tão azuis
           Cm         C#6*   Bm(5M) (Cm*
Me benzo com o sinal. Da santa cruz
Bb6* D7*/A Fm6*/Ab G7* Cm*)
                                           Fm6*     Cm*
Eu só cheguei no açude. Atrás da sabiá
D7*/A          Gm7*     D7*/A   Bm(5M)
Olhava o arvoredo. Eu não olhei Sinhá
                        Cm*     Fm6*          Cm*
Se a dona se despiu. Eu já andava além
D7*/A     Gm*/Bb    D7*/A       Bm(5M)
Estava na moenda. Estava para Xerém      
                            Ab6*               G7* Cm*
Por que talhar meu corpo. Eu não olhei Sinhá
                              Gm7*                 C* Fm6*
Para que que vosmincê. Meus olhos vai furar
                     Bb4(7)*/F          Bb7* Cm/D#
Eu choro em iorubá. Mas oro por Jesus
          Cm             C#6*     Bm(5M) (C7M C7M/G)
Para que que vassuncê. Me tira a luz
                          Em/B     A4(7)               Dm4*
E assim vai se encerrar. O conto de um cantor
                         G7/B           F#º        Cº
Com voz do pelourinho. E ares de senhor
                      C7M             B7(13)  E7
Cantor atormentado. Herdeiro sarará
          A7*        Dm7(#9)        D#º(b13)             Em7(#9)
Do nome e do renome. De um feroz senhor de engenho
                 Fm6*              Cm*                   Cm(5M)
E das mandingas de um escravo. Que no engenho
         Ab6*  G7* (Cm* Bb6* D7*/A Fm6*/Ab G7* Cm*)
Enfeitiçou Sin---há

Cm* = X310XX
Fm6* = 1X01XX
Bm(5M) = 7X00XX
Cm(5M) = X311XX
Cm*/A = 5310XX
C#* = X431XX
G7* = 3X34XX
Bb6* = 6X00XX
D7*/A = 5X45XX
Fm6*/Ab = 4X35XX
Gm7* = 3X33XX
Gm*/Bb = 6X53XX
Ab6* = 4X35XX
C* = X320XX
Bb4(7)*/F = X868XX
Bb7* = 6X67XX
Cm/D# = X6(10)88X
Cm = 8X(10)88X
C#6* = 9X8(10)XX
C7M = X32000
C7M/G = 33200X
Em/B = X2200X
A4(7) = X0203X
Dm4* = X530XX
G7/B = X2303X
F#º = 23121X
Cº = X34242
B7(13) = X2X244
E7 = 02X130
A7* = 5X56XX
Dm7(#9) = X5356X
D#º(b13) = X6X577
Em7(#9) = X7578X

Um comentário:

sjta disse...

Mas o Chico chegou no herdeiro sim... A música é narrada pelo "herdeiro sarará"