Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aquarela Do Brasil (Ary Barroso)

Por Alfredo Pessoa
João Gilberto

Esta cifra é uma homenagem ao maior expoente da Bossa Nova: João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira(Juazeiro-Ba, 10/06/1931). Violão no ritmo de tamborim, acordes dissonantes e inversões de bordões retratam toda a beleza do maravilhoso estilo João, eternizado. Influenciou Chico, Caetano, Gil e até mesmo Cazuza e Marcelo Camelo já compuseram Bossas. Um nordestino, Pereira de Oliveira, leva o nome do Brasil para o mundo. Nesse momento em algum recanto da Itália, do Japão ou do EUA tem um músico de rua executando Bossa Nova a moda João. Dizem que é recluso e que vai comemorar os 80 anos em casa mesmo. Elba Ramalho uma vez o encontrou num hotel e convidou... “João, vamos jogar um baralhinho”... “Ele disse... “ok vá ao meu quarto mais tarde”. Quando Elba bateu ele interrogou... “quem é”. Elba falou... “Elba, vim jogar baralho”. Ele sugeriu... “Então vamos passar as cartas por debaixo da porta”.

Registro de Gravação - Disco: Brasil (1981) - João Gilberto com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Aquarela Do Brasil (Ary Barroso)

(D6 D6/A)
Brasil!
                         Dº
Meu Brasil Brsileiro
                   (D6 D6/A)
Mulato inzoneiro
                                 B7(b13) B7  Ebº                                  
Vou cantar-te nos meus versos
Em7/9  A7/4 A7      Em7/9
O Brasil, samba que dá
                 A7/4 A7      Em7/9
Bamboleio, que faz gingar
            A7/4 A7      Em7/9
O Brasil do meu amor
               A7/4 A7   (D6 D6/A) Em7/9   A7/4 A7
Terra de Nosso Senhor...         Brasil
(D6 D6/A)   G#7(b5)       G7+
Oh! Abre a cortina do passado
                                 Gm6
Tira a mãe preta do cerrado
                                  F#m7
Bota o rei congo no congado
F#m5-/7                  B7/9-
Canta de novo o trovador
     
A merencória à luz da lua
                               Em7 Em5+/7 Em6/7 Em5+/7
Toda canção do seu amor
Gm6                                G#m5+/6  
Quero ver essa dona caminhando
A6      B7(b13) B7   Em7/9
Pelos salões arrastando
 A7/4 A7           (D6 D6/A)
O seu vestido rendado... 

Em7/9  A7/4 A7 (D6 D6/A)
Brasil, pra       mim

Brasil! Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que dá
Para o mundo se admirar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor...Brasil

Esse coqueiro que dá coco
Oi! Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Oh! Essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

Nenhum comentário: