Enfim o "affair" do Sindjorce aparentemente, chega ao fim. Começou com trocas de acusações pesadas e terminou nota publicada dia 7 de junho no sítio do sindicato e no Jornal O POVO. Embora as questões tivessem reverberado na blogosfera, não vi nada nos jornais locais (pelo menos no período mais crítico de 17 e 18 de maio). E o fato era jornalistíco. Já imaginou um arrraca rabo deste em outro sindicato?
Abaixo as notas da crise publicadas no sítio do Sindjorce.
- http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/notas-e-avisos/presidente-do-sindjorce-e-denunciado-a-comissao-de-etica
- http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/sem-categoria/confira-a-versao-do-presidente-do-sindjorce-publicada-nos-blogs
- http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/sem-categoria/diretoria-do-sindjorce-repudia-acusacoes-de-presidente-da-entidade
E a nota do Sindjorce publicada em seu sítio dia 07 de Junho de 2011
Nota aos jornalistas cearenses
Os jornalistas e a sociedade do Ceará acompanharam ao longo das últimas semanas um debate entre a maioria da direção do sindicato e seu presidente. O embate assumiu dimensões indesejáveis, tornando-se muitas vezes duro, o que caracterizou a instalação de uma crise, com repercussões negativas até mesmo para a Instituição. Resguardando o interesse da categoria e reafirmando o propósito de fortalecimento da
entidade sindical, o Presidente e a direção do Sindicato dirigem-se aos jornalistas cearenses com o intuito de explicar o ocorrido e apresentar a solução acordada para superação da crise:
1) O embate foi desencadeado devido às visões diferentes de encaminhamentos entre o presidente e o a maioria da direção.
2) As duas partes desculpam-se por eventuais excessos e se dispõem a um pacto de urbanidade.
3) Propõem-se um retorno à normalidade do trabalho do Sindicato, a partir de uma disposição mútua de fortalecimento da entidade.
4) Reafirmam, ainda, a partir do programa que elegeu a Diretoria, a sua unidade política representada pelo alinhamento às lutas nacionais conduzidas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), assim como sua sintonia com a luta geral organizada pela Central Únicas dos Trabalhadores (CUT).
5) Atendendo a uma necessidade histórica da FENAJ, disponibilizam, em comum acordo, o presidente Claylson Martins, também diretor de Relações Internacionais da Federação, para auxiliar o Presidente da FEPALC nas suas atividades em relação à América Latina e Caribe, além de cumprir, em Brasília, atribuições da FENAJ nas suas relações com a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e FEPALC (Federação dos Periodistas da América Latina e do Caribe).
Para isso, Claylson licencia-se do Sindjorce.
Compreendemos todos que o pacto firmado atende aos interesses de garantia da institucionalidade do Sindicato e seu necessário fortalecimento.
Assinam este documento as partes envolvidas e o presidente da FENAJ, na condição de testemunha.
Celso Augusto Schröder - presidente da FENAJ
Claylson Ferreira Martins - presidente do Sindjorce e dir. de Rel. Internacionais da FENAJ
Samira de Castro - secretária-geral do Sindjorce
Déborah Lima - diretora de Adm. e Finanças do Sindjorce e 1ª tesoureira da FENAJ
Mirton Peixoto - diretor de Ação Sindical do Sindjorce
Aloisio Coutinho - diretor executivo do Sindjorce
Evilázio Bezerra - diretor executivo do Sindjorce
Lúcia Damasceno - diretora executiva do Sindjorce
Rogério Gomes de Norões - conselheiro fiscal do Sindjorce
Francisco Ferreira Gatto - conselheiro fiscal do Sindjorce
Angela Marinho - Comissão de Ética do Sindjorce e dir. de Cultura e Eventos da FENAJ
Salomão de Castro - delegado do Sindjorce junto à FENAJ
Fátima Medina - delegada do Sindjorce junto à FENAJ
Cláudia Vidal - delegada do Sindjorce junto à FENAJ
Rafael Mesquita - coordenador de Departamento de Juventude do Sindjorce
http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/sem-categoria/nota-aos-jornalistas-cearenses
Nenhum comentário:
Postar um comentário