Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fortaleza abre alas para a alegria

Por Renato Bezerra/Raone Saraiva
Fotos de Rodrigo Carvalho


O tão esperado Pré-Carnaval de Fortaleza começou a tomar conta da cidade. Ontem, milhares de pessoas compareceram nas concentrações dos mais de 100 blocos de rua espalhados pelos bairros, e, tomados por uma constante alegria, e muito samba no pé, fizeram bonito na festa, que já é uma das mais tradicionais da capital cearense.

A Praia de Iracema, principal palco dos festejos, é o local onde se concentra o maior público. Na tarde de ontem o Baqueta foi o primeiro bloco a sair. O grupo de ritmistas, formado desde 2007, percorreu as ruas levando alegria e disseminando a cultura do samba. Agremiação e público se uniram em um festejo só. O bloco contou com a participação de 210 integrantes, 175 só na bateria. Em seu repertório não faltaram marchinhas carnavalescas, samba-canção e samba enredo. O presidente do bloco, Carlos Henrique, destacou o trabalho intenso que a agremiação teve durante todo o ano.


Samba no pé

A fisioterapeuta Perpétua Aguiar,47, foi uma das primeiras a chegar na concentração do Baqueta. "Não quero perder nenhum detalhe", disse. A professora Aurilene Barros, 40, era uma das mais animadas. Sempre à frente do bloco, não perdeu o samba no pé em nenhum momento. "Aqui não tem cansaço, é só folia", ressaltou. A animação também contagiou os turistas. O alemão Marc Jahnchen, pela primeira vez em Fortaleza, destacou que o ritmo da festa não tem coisa igual. "Aqui tem mais calor humano", afirmou.

Já o funcionário público Renato Montelo, turista do Maranhão, viu o anúncio do Pré-Carnaval pelo Diário do Nordeste, ainda no aeroporto, e resolveu conferir a festa. "Estou adorando, acho que prolongarei minha estadia", ressaltou.



Outro bloco que levou alegria aos foliões foi o Bons Amigos. Com um enredo que homenageou a índia Iracema, a agremiação garantiu que ninguém ficasse parado. A passista Ivanilda Santos estava à frente da bateria, e era uma atração a parte. "É muito gratificante estar aqui e ver as pessoas felizes", disse.
O Pré-Carnaval na Praia de Iracema segue pelos próximos sábados, até o dia 11 de fevereiro, no fim de semana que antecede o Carnaval.



Animação garantida nas ruas do Benfica
 
A folia também tomou conta das ruas do Benfica, bairro já conhecido pela grande presença de agremiações de Pré-Carnaval. Na noite de ontem, vários blocos se apresentaram, levando alegria para a comunidade, que se divertia ao som dos tradicionais sambas e marchinhas.

O Bloco Cachorra Magra, por exemplo, neste ano, vem com a proposta de homenagear personalidades do bairro, como artistas plásticos, cantores e compositores. Há 13 anos, o grupo faz a festa na Rua Marechal Deodoro, antiga Rua da Cachorra Magra.

"Começamos a brincar o Pré-Carnaval com mais ou menos 200 pessoas. Hoje, nossa festa já se popularizou tanto que, nas últimas edições, mais de duas mil participaram", declara Fernando César, 54 anos, presidente da agremiação.

Nas ruas Senador Catunda e Damasceno Girão, respectivamente, os grupos Coração Benfica e Galo do Jardim América também animaram o público. "É um momento de animação, um bom programa para fazer junto da família e amigos", diz a universitária Maria Lira, 32 anos

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1094072

Nenhum comentário: