Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 7 de janeiro de 2012

Jornal completa 84 anos e elege Conselho


Por Mariana Lazari

Um jornal de referência posicionado como uma mídia que se complementa com as demais e que se retroalimenta do próprio leitor. Assim é O POVO, que hoje chega aos 84 anos, apresentando um novo Conselho Consultivo de Leitores, anunciando a recondução do ombudsman Paulo Rogério, ampliando, enfim, o diálogo com a audiência de todos os veículos do Grupo. 

No dia 6 de fevereiro, 16 representantes de diversos setores profissionais passam a compor o Conselho Consultivo de Leitores de 2012, o 14º colegiado da história do jornal. Indicados e escolhidos por jornalistas do O POVO, médicos, professores, psicólogos, estudantes, comunicadores das muitos Cearás que constroem este Estado, discutirão periodicamente o jornalismo feito nestas páginas.

O diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti, pontua que o Conselho reflete a multiplicidade de pensamentos e segmentos da sociedade. “É uma amostra dos leitores do O POVO”, cita Bortolotti, que coordena o colegiado juntamente com o editor-executivo do Núcleo de Conjuntura do O POVO, Guálter George. Neste ano, são 14 novos conselheiros, além de dois que foram reconduzidos ao cargo. O mandato é anual e os conselheiros se reúnem uma vez por mês, além de discutirem recorrentemente o jornalismo do O POVO em uma lista de e-mails. 

Guálter George, que passa a ser coordenador do Conselho neste ano, defende que o espaço é “um dos pilares fundamentais da estrutura de acompanhamento que o jornal decidiu transferir para ele próprio”. “Não é todo jornal do Brasil – e, talvez, do mundo – que dê liberdade a pessoas que são muito estimuladas a apontarem o que o jornal tem feito de equivocado, errado, exagerado, embora haja preocupação em deixar livre pra elogiar”, reforça. O jornalista cita ainda que o Conselho contribui para o trabalho na Redação.

Expectativa

Os novos conselheiros aguardam com ansiedade o momento em que começarão a avaliar o jornal. “Foi novidade que nunca imaginei. É uma conquista da Cooperativa, que está sendo reconhecida. Sinto que vou estar contribuindo pra alguma coisa”, comenta Josilda Ribeiro dos Santos, diretora administrativa e financeira da Cooperativa Pirambu Digital. Para o estudante Túlio de Carvalho de Queiroz - o mais jovem do grupo, com 16 anos -, o Conselho será um momento para se familiarizar com a carreira escolhida. “Quero fazer jornalismo, por isso fiquei extasiado com o convite”, comemora.

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA

No Conselho Consultivo de Leitores, escolhido por jornalistas do O POVO, o público traz para a Redação o ponto de vista dos que leem este jornal há 84 anos. Em 2012, são 16 leitores a discutir os acertos e os erros do jornal.

Conselho de Leitores

Adriano Henrique Caetano Costa, 38, mestre em Sociologia e membro do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab)


Benedito Antônio Cavalcante Lima, 57, radialista. Membro do Conselho de Desporto do Estado do Ceará (CDEC).


Berta Lúcia Neves Ponte,psicóloga. Atende em consultório há 23 anos, com experiência em estrutura familiar. Já atuou na área organizacional.

Daniel Soares Brandão, 36 anos, ilustrador, professor e quadrinista. Ministra aulas de desenho e quadrinhos em um estúdio próprio.

Francisco Ferreira Filho, 45 anos, médico. Presidente da Associação Médica do IJF.

Geovani Jacó de Freitas, 42 anos, professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará.

Henrique Jorge Medeiros Marinho, 59 anos, economista e professor da Unifor. É autor de livros sobre economia.

Josilda Ribeiro dos Santos, 28 anos, estudante e diretora administrativa e financeira da Cooperativa Pirambu Digital.

Lyvia da Silva Rocha, 22 anos, estudante de Jornalismo.

Márcia Alcântara, pneumologista. É membro do Conselho Consultivo da Global Initiative in Asthma (Gina-Brasil).

Marcos César Bezerra Nobre, 46 anos, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte Autônomo de Passageiro do Estado do Ceará (Fecoopace).

Marcus Vinícius de Oliveira, 55 anos, agrônomo. É um dos coordenadores do bloco de Pré-Carnaval de Fortaleza “Concentra mas não sai”.

Margarida Maria Marques, 49 anos, comunicadora social. Está sendo reconduzida ao Conselho Consultivo de Leitores.%u018D

Vivian Nicolle Barbosa de Alcântara, presidente eleita do Centro Industrial do Ceará (CIC)

José Maria Saraiva Nogueira Junior, 56, auditor fiscal do trabalho. Está sendo reconduzido ao Conselho Consultivo de Leitores.

Túlio de Carvalho de Queiroz, 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Serviço

Ombudsman do O POVO
O ombudsman Paulo Rogério Silveira está de férias a partir de hoje, voltando ao atendimento pessoalmente e por telefone após a posse do terceiro mandato, marcada para 6 de fevereiro. Enquanto isso, e-mails podem ser enviados para ombudsman@opovo.com.br

Serviço

O octogésimo quarto aniversário do O POVO foi lembrado em mensagem enviada pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

“O POVO segue com brilho e competência como uma publicação totalmente identificada com a cidade de Fortaleza e sua população. Nossos cumprimentos a toda a equipe do jornal”, escreveu o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

O POVO é sócio-fundador da ANJ. A presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, é uma das vice-presidentes da Associação no biênio 2010/2012.

A ANJ é representante dos jornais no Brasil, tendo, atualmente, 155 empresas jornalísticas associadas, que somam mais de 90% da circulação de jornais no País.

Nenhum comentário: