Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 14 de janeiro de 2012

Universitários do Samba

Por Camila Vieira


DO BENFICA AO PICI

Em apenas seis anos de folia, o bloco Luxo da Aldeia é um dos mais queridinhos dos fortalezenses, no Pré-Carnaval das sextas-feiras. Boa parte do público é formado por estudantes universitários do polo do Benfica. O prestígio vem do repertório das mais variadas músicas de compositores cearenses, como Ednardo, Fausto Nilo, Petrúcio Maia, Lauro Maia e Evaldo Gouveia. A bagagem musical da banda de nove integrantes tem referências diversas. Alguns faziam parte da banda Rádio Illusion, cuja influência era o Ska. Outros se aglutinaram em torno da valorização da música cearense.

foto de Edimar Soares
De acordo com um dos organizadores do bloco, Mateus Perdigão, quatro integrantes do Luxo da Aldeia eram oriundos do Grupo de Samba Gebedim, que promoveu a união inicial do grupo. Junto com Marcus Vinícius, do Concentra Mas Não Sai, eles fundaram o bloco. O fato é que a primeira apresentação do Luxo da Aldeia aconteceu na rua Waldery Uchôa em frente ao bar Cantinho Acadêmico. A união deu certo e a comunidade universitária logo abraçou o bloco. Com o crescimento do bloco, a concentração mudou-se para em frente ao tradicional bar do Chaguinha, na confluência das ruas Francisco Pinto e João Gentil.

Oriundo do As Bruxas - bloco que desfila no Carnaval da Domingos Olimpo –, o bloco Kuekão de Kouro também agita o Pré-Carnaval dos universitários, que transitam próximo ao Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. “A gente tinha necessidade de fazer uma folia, antes do período momimo. O nome surgiu por simpatia ao personagem de Tom Cavalcante, que usava um cuecão de couro”, explica Maurício Ribeiro, um dos diretores do bloco, que existe desde 2006. São 20 instrumentos de percussão, entre surdos, tarois e caixa, além de seis metais. O ritmo é apenas o frevo.

Serviço
Luxo da Aldeia
Dias 20 e 27/1, 3 e 10/2, das 19h às 22h
Concentração: bar do Chaguinha (entre as ruas Francisco Pinto e João Gentil – Benfica)
Info.: 8862 8880 / 3261 6980

Kuekão de Kouro
Dias 20 e 27/1, 3 e 10/2, das 19h às 22h
Concentração: rua Gonçala Álves Rodrigues, 402 – próximo ao Campus do Pici da UFC.
Info.: 3081 2651 / 9174 8499

Nenhum comentário: