Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Qual a expectativa para o Pré-Carnaval 2012? O que precisa melhorar e o que está funcionando bem? (2)


Depois de cinco anos desfilando como ritmista do bloco Unidos da Cachorra, este ano, serei apenas público no Pré-Carnaval de Fortaleza. A expectativa de que, mais uma vez, a cidade protagonize uma das mais democráticas e belas festas do Estado é tão grande quanto nos anos anteriores. A cada edição, vê-se a tentativa do poder público de se organizar mais para proporcionar uma festa tranquila a ritmistas e foliões, principalmente no que diz respeito ao controle do tráfego. Bom também é ver a quantidade crescente de blocos ocupando as ruas e sempre tentando inovar para aprimorar a folia. Nestes tempos de Carnaval popular, o que ainda preocupa (e muito) são os paredões de som que insistem em estragar a festa alheia, impondo sua música %u2013 geralmente de gosto duvidável %u2013, sem que haja uma fiscalização eficaz para coibir tal abuso. Como foliã e cidadã, repito o mantra que é de todos que apoiam uma festa de paz e alegria: xô, paredão!
NAARA VALE
Repórter do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO


O Pré-Carnaval é a prova dos nove da convivialidade, do bem-estar coletivo, da educação no trânsito, da educação patrimonial e do cuidado com o outro. Para o bloco passar é preciso que a cidade dê sua licença poética, entendendo o período como pausa vibratória de nossas lutas diárias. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, festeja e legitima a qualidade da festa, que só cresce graças ao fino entendimento entre a população e o poder público municipal. Os animadores de blocos estão mais organizados e conscientes de seus direitos e deveres. Os músicos se aprimoram a olhos vistos. Os foliões estão mais tolerantes, politizados. Diminuir o número de veículos em circulação, sobretudo aos sábados, ainda é um desafio, assim como redesenhar rotas específicas de ônibus para os locais de maior convergência. Mas ano após ano afinamos a música. E assim brincar Carnaval em Fortaleza vem se tornando coisa séria.
FÁTIMA MESQUITA
Secretária de Cultura de Fortaleza


Desde que comecei a frequentar os pré-carnavais de Fortaleza tenho me surpreendido com a evolução da festa. A cada ano descubro novos blocos espalhados pela cidade, mas geralmente fico no eixo Praia de Iracema-Centro-Benfica. Para mim é uma das melhores festas do ano. Um ponto positivo é o incentivo do governo municipal durante todo o processo, desde antes, com os editais de fomento aos blocos de Pré-Carnaval até a própria infraestrutura, com ênfase na organização do trânsito e segurança nos dias de festejo. Eu particularmente nunca presenciei uma confusão durante o evento. Mas como nem tudo são flores, no ano passado observei o transtorno causado pelos conhecidos "paredões" de som. A fiscalização é insuficiente para inibir essa prática que realmente atrapalha quem quer se divertir ao som das marchinhas. Espero que neste ano isso não seja mais um problema e que tudo seja só alegria.
MADSON GOMES
Assistente social


http://www.2011.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/01/14/noticiaopiniaojornal,2373787/qual-a-expectativa-para-o-pre-carnaval-2012-o-que-precisa-melhorar-e-o-que-esta-funcionando-bem.shtm

Nenhum comentário: