Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Olha o luxo chegando aí gente!


Pré-carnaval de folia, batucada e sorrisos

 Por SARA OLIVEIRA

Batucada, sorrisos e muita folia. No bar do Marcão, no bairro Benfica, ensaio de pré-carnaval já tem a cara da maior festa brasileira. Tem samba no pé, cerveja na mão e alegria se espalhando rua afora. Letras e tons musicais que remontam o passado, fazendo com que os jovens foliões de hoje brinquem ao som de compositores e músicas que fizeram história no Ceará. É tempo de festa, marchinhas, frevos e ritmos.

“O Carnaval ainda não chegou. E eu na ânsia querendo brincar”, canta o hino do bloco Luxo da Aldeia, que desde 2007 reúne cerca de mil pessoas em ensaios e apresentações. Os bares Marcão e Chaguinha são o aconchego dos que querem batucar da cabeça aos pés. Nove pessoas são responsáveis pelas percussões, entre eles, cinco amigos fazem a organização. O repertório é variado, cheio de surpresas do tempo dos pais, e traz a mistura natural da festa carnavalesca.

O bloco é famoso pela valorização da música regional, por não sair em desfile pelas ruas e por estar em um dos bairros mais tradicionais quando o assunto é pré-carnaval. “Tem muita gente que prefere ouvir a música em volta de uma mesa, dançando, conversando e tomando uma cerveja”, afirmou o idealizador do Luxo da Aldeia, Marcus Vinícius de Oliveira. A experiência adquirida há anos, no bloco Concentra Mas Não Sai, faz com que ele olhe ao redor e, orgulhoso, diga: “É lindo fazer os mais novos gostarem das músicas antigas”.

Marcus é pai de dois dos integrantes do bloco. “Eles estão crescendo, mas sem exageros. Estão pesquisando e fazendo um bom repertório”, referiu-se. E para que centenas de fortalezenses divirtam-se ao som do verdadeiro Carnaval, o bloco precisa pensar, além das músicas, nos equipamentos de som, segurança, logística. Mas tudo dá certo. “Aqui só dá gente boa”, frisou Marcus.


QUEM DANÇA OU CANTA

Roupa leve, alguns adereços e uma garrafinha com a “água que passarinho não bebe”. Assim, a psicóloga Flora Chaves aproveitava a tarde de domingo ao som do Luxo da Aldeia. “A mudança no pré-carnaval de Fortaleza se anuncia, já faz parte do calendário festivo da cidade. Aqui é um espaço onde muita gente se identifica e, juntos, festejam, numa mesma coreografia”, falou Flora.

A psicóloga disse que desde que o bloco começou, tenta ir sempre que possível. E até o Carnaval, em fevereiro, Flora poderá ver o bloco mais quatro vezes. As apresentações acontecerão todas às sextas-feiras, até o dia 10.

Para o compositor, organizador e percussionista do bloco, Mateus Perdigão de Oliveira, o pré-carnaval da Capital já está confirmado como evento importante. “Esta festa acontece desde a década de 30, hoje tem uma massificação e a tendência é que haja mais crescimento”, analisou. E Luxo da Aldeia, segundo Mateus, acompanha essa evolução, sem restringir-se a estilo ou tempo histórico.

Lauro Maia, Luiz Assunção, Fausto Nilo, Ednardo e Evaldo Gouveia são alguns dos nomes lembrados através das músicas do bloco. “Divulgar essa cultura para os mais novos é um dos nossos objetivos. No primeiro ano, nós até distribuímos cadernos com as letras das músicas. Hoje, usamos a internet para divulgar”, contou Mateus.

Conforme ele, o edital de apoio ao pré-carnaval, da Prefeitura de Fortaleza, ajudou a gravar boas músicas e reforçar a realização do evento. “Esse apoio chegou em um momento efervescente. Com mais estrutura, aumenta também a responsabilidade com as músicas e com a realização da festa. Hoje, estamos fazendo o primeiro ensaio para público, mas vamos deixar muitas surpresas para as sextas-feiras que vêm por aí. O bloco foi uma brincadeira que deu muito certo”, considerou Mateus.

Nenhum comentário: