Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 30 de julho de 2011

Clarty Bacic Galvão- "Sete Cenas de Imyra"- (Taiguara)


Pro Alan Morais que fez o som legal de ontem no passeio público.


"Sete Cenas de Imyra" (Taiguara Chalar da Silva)

Imyra, Tayra, Ipy
Primeira cena: o nascer 
Do beijo de Ara rendy 
Jemopotyr - florecer

É gema, é germe, é gen-luz
Imyra brilha no ar 
Corou vermelho e azul 
Por sobre o virgem rosar 
É rosa gente, é razão 
É rosa umbilical 
Jukira, sal, criação 
Potyra, flor-animal 

Imyra, Tayra, Ipy
Segunda cena: crescer 
Ferir o espaço e abrir 
A flor primal de mulher 

Figura, cor, rotação
Calor, janela, pombal
Palmeira, morro, capim 
Moreno, ponte, areal 
Retina, boca, prazer 
Compasso, ventre, casal 
Descanso, livre lazer 
Loucura, vida real 

Imyra, Tayra, Ipy
Terceira cena: saber 
Que o índio que vive em ti 
É o lado mago em teu ser 

Se vim dos Camaiurá
Ou das missões, guarani 
Nasci pr'a ti meu lugar 
Nação doente, Tupi 
Por isso vou me curar 
Da algema dentro de mim 
Por isso vou encontrar 
A gema dentro de mim 

Imyra, Tayra, Ipy
A quarta cena é mostrar 
O que há de pedra no chão 
O que há de podre no ar 

Criança em frente ao pilar
Imaginando seu mar 
O mastro imenso, o navio 
A vela, o vento, o assobio 
É caravela, é alto-mar 
Até de novo acordar 
Pr'o que há de podre no chão 
Pr'o que há de pedra no ar 

Imyra, Tayra, Ipy
A quinta cena é sofrer 
Cunhã curvada a chorar 
Tayra tensa a temer 

Fui companheira dos sós
Fui protetora das leis 
Fui braço amigo de avós 
Até o rei perdoei 
Hoje faminta sou ré 
Como um cachorro vadio 
Arrasto inchado o meu pé 
Por chãos de fogo e de frio 

Imyra, Tayra, Ipy
A sexta cena é esperar 
No céu branqueia Jacy 
Tatá verdeja no mar 

Vislumbre claro, visão
Valei-me, meu pai! Que luz! 
Como se um trecho de chão 
Se erguesse em asas azuis 
Dobrando a curva do céu 
Pr'a mergulhar sobre o mal 
E o justo império de Ipy 
Chegasse ao mundo, afinal! 

Imyra, Tayra, Ipy
A cena sete é um saci 
Pé dentro do ano dois mil 
No centro - sol do Brasil 

Aos sete dias do mês
Um dia azul de leão 
Que deram vida vocês 
Dou vida hoje à expressão 
Quero essa língua outra vez 
Quero esse palco, esse chão 
Brinca Tupi-português 
Dentro do meu coração.

Nenhum comentário: