Do livro Santo Sujo - A vida de Jayme Ovalle, de Humberto Werneck
Entrevista com Jayme Ovalle para o tablóide Flan. O entrevistador é Vinicius de Moraes.
P - Por que Deus fez as mulheres feias?
R - as normalmente feias Deus fez para casar com homens bonitos. Quanto às irremediavelmente feias, foram feitas por Deus para povoar as igrejas de madrugada, para usarem grandes rosários e serem beatas.
P - Qual a posição política do Demônio?
R - É da natureza do Demônio mudar de política conforme os acontecimentos.
P - Quais os arquitetos, músicos, poetas, pintores e romancistas brasileiros preferidos por Deus?
R - Bom, arquiteto é o Niemeyer mesmo. Poeta, é o Bandeira. Pintor, é Portinari. Mas Deus anda meio zangado com Portinari, desde que ele fez aquela Ceia, a agora anda indeciso entre ele e Di Cavalcanti. Agora,uma coisa eu sei - Deus não lê romance moderno brasileiro.
P- Se o Papa ficasse louco, ainda assim os católicos lhe deveriam obediência?
R- Claro. Se o Papa ficasse louco, isso seria a plenitude de sua infalibilidade.
P- A Poesia, Ovalle, que é a Poesia?
R- É a coisa mais importante do mundo. Todo mundo nasce com ela, porque ela é a própria vida. Todo mundo é criado com o dom da poesia, e só deixa de ser poeta porque perde a inocência. Quanto mais o homem cresce carregando consigo a sua inocência, maior poeta ele é. No fundo, esse pessoal que se torna banqueiro, ou Senador, ou Presidente da República, só faz isso porque deixou de ser poeta, ou porque é poeta frustrado.
P- Onde vive a Música?
R - Fora de nós. Nós somos os instrumentos. Quanto melhor o instrumento melhor a música. Se formos um Stradivarius, a música toca em nós que é uma beleza! Mas tem muito instrumento ordinário por aí.
P - O que é a loucura, Ovalle?
R - A loucura é o vácuo entre a criação e a obra criada.
P- O que é a noite, Ovalle?
R- É a única coisa que a gente tem, Olha lá: lá está ela. É minha e sua. O dia não é de ninguém.
P - Você, como católico, aceita o ato sexual independentemente do sentimento da procriação?
R- Eu sou contra qualquer burocracia.
P - Que acha de Freud e da psicanálise?
R- Freud foi um louco genial, que descobriu as causas da própria loucura e acabou se curando. Seu erro foi ter generalizado sua própria loucura através da psicanálise, porque a loucura é uma coisa una, pessoal e intransferível.
P - Qual era o comportamento do anjo da guarda de Karl Marx?
R - Bom, era um anjo muito boêmio, que saía muito, dormia nos albergues, conhecia bem a vida, as dificuldades e os problemas do seu tempo. Marx era um conservador, agora, o ANJO DELE ERA MUITO REVOLUCIONÁRIO. Como era revolucionário! sabe disso? Marx ficou revolucionário por causa do seu anjo da guarda.
P - O que é o câncer?
R - É a tristeza das células. A tristeza é que dá câncer.
P - O que é maior: a criatura ou a criação?
R - A criatura é maior que a criação. Uma criação só é boa porque o seu criador e grande. A obra de Camões é grande porque é de Camões.
P - O QUE É UM CHATO?
r - UM CHATO É UM SUJEITO QUE PARA FALAR COM VOCÊ, PEGA VOCÊ PALETÓ. È UM SUJEITO QUE LHA ABRAÇA MUITO QUANDO VOCÊ ESTÁ DE ROUPA BRANCA PASSADINHA, VINDA DO TINTUREIRO... O CHATO É TAMBÉM UM SUJEITO QUE ENTRA PELOS FUNDOS E TOMA O ELEVADOR DE SERVIÇO PARA DAR UM AR DE GRANDE INTIMIDADE. AGFORA, A GENTE NÃO PODE PASSAR SEM O CHATO. EXISTE A NOSTALGIA DO CHATO. O MUNDO SEM CHATOS SERIA INSUPORTÁVEL. UMA DAS PROVAS DE DECADÊNCIA DO NOSSO MUNDO É QUE OS CHATOS ESTÃO FICANDO MUITO DIFÍCEIS. EU ACHO QUE O CHATO É O VERDADEIRO PSIQUIATRA. A GENTE FAZ VERDADEIRAS CURAS COM UM CHATO. DEPOIS DE SE CONVERSAR COM ELE, PUXA! NÃO EXISTE MAIS PROBLEMA NENHUM.
P - Que é a morte, Ovalle?
R - É a única coisa completamente nossa. A única coisa que não é social na criatura. É a única coisa individual, própria, que a gente alimenta desde que nasce. A morte é nossa filhinha querida. Todo o resto não nos pertence. Nosso nascimento, por exemplo, é de nossos pais.
(páginas 322 a 327)
SANTO SUJO - A vida de Jayme Ovalle
de Humberto Werneck
Editora COSACNAIFY
Nenhum comentário:
Postar um comentário