Ao contrário dos últimos dois anos, em que a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Seculfor) homenageou dois compositores cearenses consagrados na música popular brasileira (Fausto Nilo e Evaldo Gouveia) lançando CDs com releituras de suas obras, este ano é a vez de gravar músicas autorais de blocos de Pré-Carnaval e agremiações carnavalescas da Cidade. O edital de seleção das composições foi lançado na última segunda-feira e tem suas inscrições abertas até o próximo dia 23.
Serão produzidos dois CDs, cada qual com 12 faixas: um dedicado aos blocos de Pré-Carnaval e outro às agremiações carnavalescas, tais como maracatus, afoxés, escolas de samba, cordões e blocos – em ambos os casos, é necessário se estar cadastrado na Prefeitura. Outro critério é a exigência de que compositor e letrista sejam cearenses.
As músicas ainda devem “prever a utilização, em seu arranjo para o disco, de banda de sopro e metais, charanga e/ou bateria fundamentada em ritmos de raiz, de acordo com as características do Pré-Carnaval, bem como tambores, triângulos e outros instrumentos percussivos característicos das músicas do Carnaval”, assim como está escrito no edital.
O resultado será divulgado no próximo dia 6 de fevereiro. Já as gravações ao vivo estão previstas para os dois fins de semana após o Carnaval, o que deve estender ainda mais a festa que começa oficialmente no próximo sábado.
Compositores
Raimundo Praxedes, 63, presidente do Maracatu Nação Baobá, afirma que a iniciativa já era uma demanda da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (ACECCE). “É um registro importante para marcar, para as pessoas de fora conhecerem a batida de cada maracatu”, considera ele, desde 1973 envolvido com o Carnaval da Cidade. A loa do desfile deste ano, intitulada Festa de Boiadeiro no Ceará e composta por Calé Alencar, deve concorrer.
O músico Mateus Perdigão, integrante do Bloco Luxo da Aldeia, também saúda a iniciativa e afirma que o bloco inscreverá no edital seu hino e outra composição própria que será apresentada no Pré-Carnaval deste ano – cada bloco ou agremiação pode inscrever até duas composições, mas apenas uma pode ser selecionada.
“Eu acho importantíssimo, é um registro histórico, é um movimento na Cidade que está acontecendo, que é real, que é forte”, opina Mateus. Dedicado às composições carnavalescas de cearenses, o Luxo encontra dificuldades na pesquisa deste repertório, principalmente as composições antigas. “Das músicas mais recentes, você não tem muita dificuldade, não, porque tem gravação em vinis e CDs, mas as músicas mais antigas, sim. Tem música da década de 1940 que a gente não conseguiu colocar no repertório, porque só tem a partitura ou é difícil de entender a letra”, exemplifica.
O compositor e carnavalesco Dílson Pinheiro também chama a atenção para a necessidade de registro. “Deveria se começar não pelas atuais, mas, sim, resgatando o que já foi feito”. Ele lembra, por exemplo, as várias músicas compostas para o extinto bloco Quem é de bem fica, como a escrita por Stélio Valle, falecido em 2008. “Eu tenho certeza que essa do Stélio se perdeu”, conta.
Dílson deve inscrever no edital algumas de suas várias composições, que atualmente integram o repertório do bloco Num Ispaia Sinão Ienchi. Procura dor é uma dessas músicas, inspirada no procurador que entrou com uma liminar para impedir o repasse da Prefeitura para o bloco. Os versos finais cantam: “O nosso bloco é massa / Por ruas e praças / Espalhando o amor / Com tanta gente / Que procura alegria pra cantar / Só um procurador pra atrapalhar”.
SERVIÇO
Carnaval 2012
O quê: Edital para a gravação de composições de blocos de Pré-Carnaval e agremiações carnavalescasInscrições abertas até o dia 23 de janeiro
O edital está disponível no site da Secultfor:
http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/
http://www.2011.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2012/01/11/noticiavidaeartejornal,2371654/para-cantar-o-carnaval.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário